A ABRAMN disponibilizou esta semana em seu site oficial os rankings parciais – contabilizando pontuações nas 3 primeiras etapas – do Circuito ABRAMN de Natação Master 2022.
Os rankings são divididos entre provas curtas e longas, e entre masters e pré-masters.
No caso dos rankings masters, quanto menor a pontuação, melhor. Para os pré-masters, funciona como o inverso. Isso porque para os masters a pontuação é obtida dividindo-se o melhor resultado do atleta pelo recorde mundial de sua faixa etária. Quanto menor a pontuação significa que o resultado está mais próximo do recorde mundial. Para os pré-masters, como não existe recorde mundial de faixa etária, é considerado a pontuação da FINA, que tem como base o recorde mundial absoluto, definido como 1000 pontos. Quanto mais próximo do recorde mundial, melhor a performance do atleta, então para os pré-masters, quanto mais pontos melhor.
NOTA DO PROGRAMADOR:
A primeira versão do ranking ABRAMN de 2022 apresentou um erro de lógica. Até 2021, o ranking era apresentado pela maior pontuação porque era utilizada a tabela de pontos FINA (mais pontos = melhor resultado). Em 2022, o regulamento foi alterado para usar o cálculo da divisão entre o resultado obtido e o recorde mundial da faixa etária (menos pontos = melhor resultado).
Quando divulgado pela primeira vez, o ranking apresentou o pior resultado do atleta em cada etapa, resultando em um relatório errado. Esse erro foi corrigido com o novo relatório apresentado aqui.
Clique aqui para ver os rankings.
Caso tenha dúvidas ou correções, solicitamos que entre em contato com a ABRAMN.